Antecipado pagamento do 13º salário para segurados e dependentes da Previdência Social
Beneficiários integram grupos mais vulneráveis à Covid-19
O Presidente da República, Jair Bolsonaro, assinou decreto que antecipa o pagamento do 13º salário devido aos segurados e aos dependentes da Previdência Social neste ano.
O pagamento ocorrerá em duas parcelas. A primeira parcela, correspondente a 50% do benefício, será paga de 25/5 a 8/6. A segunda parcela será paga de 24/6 a 7/7. O pagamento ocorre, em geral, em agosto e novembro.
Segundo o Ministério da Economia, a medida tem por objetivo incrementar a renda dos beneficiários que fazem jus ao abono, injetando R$ 52,7 bilhões na economia do país e favorecendo o processo de recuperação econômica após o impacto do novo coronavírus.
A grande maioria dos beneficiários da Previdência Social são pessoas idosas, doentes ou com deficiência, portanto integrantes dos grupos mais vulneráveis ao coronavírus, que terão, por meio da medida, maior segurança financeira neste momento delicado para a saúde e a economia.
A medida não tem impacto orçamentário, já que haverá somente a antecipação do pagamento do benefício, sem acréscimo na despesa prevista para o ano.